Como aplicar a insulina


Para algumas pessoas com diabetes, especialmente para os recém-diagnosticados com diabetes tipo 1, a aplicação diária de insulina pode assustar, mas, com um pouco de treino, a prática se torna uma atividade rotineira. O treino também é fundamental na adoção da técnica correta. Caso contrário, o paciente corre o risco de apresentar grave descontrole glicêmico. 

A recomendação médica é que a insulina seja injetada no tecido subcutâneo, camada de gordura que fica logo abaixo da pele. Se a agulha atingir o músculo, por exemplo, a insulina será absorvida mais rapidamente, sem falar que a dor será maior. Já se a injeção for mais superficial, o hormônio ficará na pele, afetando seu início de ação e a duração no organismo. Por isso, aprender a técnica correta de aplicação faz parte do tratamento.

Dependendo do tamanho da agulha usada na aplicação, os profissionais de saúde orientam a fazer uma prega subcutânea e inserir a agulha em um ângulo de 90 graus. No caso de agulhas de 4 mm e 5 mm, a prega subcutânea é dispensável e a única recomendação é que a injeção seja feita em ângulo de 90 graus. As estapas para fazer a prega são:

  • Passar o álcool 70% com um movimento único no local escolhido para aplicação
     
  • Fazer uma prega subcutânea utilizando apenas os dedos polegar e indicador 
  •  
  • Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido
     
  • Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina
     
  • Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea
     

É importante ressaltar que o ângulo de 90 graus não é indicado para todos os locais de aplicação. Se a área do corpo tem menos gordura, a aplicação deve ser feita em um ângulo de 45 graus para evitar injeção intramuscular. A escolha do ângulo para inserir a agulha no corpo depende do tipo físico, local de aplicação e comprimento da agulha. O profissional de saúde pode ajudar a determinar o melhor ângulo para aplicação de insulina de acordo com o perfil do paciente.

 



Nota Importante: O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Não desconsidere o conselho do seu médico ou demora na procura por causa de algo que você leu neste website.

Salvo menção contrária, BD, o Logo BD e todas as outras marcas BD são de propriedade da Becton, Dickinson and Company. © 2014 BD