Diabetes na América Latina: 4 em cada 10 pessoas não sabem que têm a doença

jul 26, 2019

O diabetes é uma das doenças crônicas que mais atingem pessoas em todo o mundo, mas que vem crescendo também na América Latina. Com o aumento da expectativa e as mudanças no estilo de vida na região, atualmente existem cerca de 41 milhões de latinos com a doença*. Sendo uma região continental e com diferentes realidades sociais e economicas, o subdiagnostico é hoje um dos principais problemas no correto tratamento da doença. Como se trata de uma doença que muitas vezes demora a se manifestar ou ser percebida pelo paciente, o diabetes é considerado uma doença silenciosa: estima-se que 4 em cada 10 pessoas com diabetes na América Latina não saibam que possuem a doença*.

A falta do diagnóstico e o consequente tratamento pode trazer uma séria de complicações as quais o diabético está sucetivel, como a retinopaia (cegueira) - que afeta 30% dos pacientes -, o aumento de 2 ou 3 vezes no risco de problemas cardiovasculares, e até 10 vezes mais casos de falha renal do que um paciente controlado em tratamento.

Solução

A prevenção da doença por meio de hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e atividades físicas, é ainda a melhor alternativa. O diabetes tipo 2, que é o mais prevalente, tem conexão direta com o sedentarismo, tabagismo e alimentação não saudável. Mas para as pessoas que já possuem a doença e necessitam aplicar insulina para o controle da glicemia, a escolha de agulhas curtas ajudam na adesão ao tratamento****. A BD tem em suas soluções formas de promover uma maior adesão e segurança ao tratamento com a insulina, oferecendo seringas com capacidades variadas para adequação as doses de insulina (1,0; 0,5 e 0,3 ml) e com agulha de 6mm de comprimento, além de agulhas para canetas com dupla tecnologia EasyFlow™ e PentaPoint™ com comprimento de 4mm, que proporcionam maior conforto e rapidez na aplicação devido ao aumento de até 149% no fluxo da insulina e redução na força para injeção**.

As agulhas curtas (4mm e 6mm) reduzem o risco injeções intramusculares e consequentemente menor risco de hipoglicemia. Os treinamentos que abordam o tema de técnicas de aplicação segura proporcionados pela BD  a pacientes e profissionais da saúde buscam ser um importante diferencial  e um grande aliado para atingir um melhor controle da doença. Apenas em 2018, mais de 20 mil profissionais da saúde e pacientes foram capacitados com suporte da BD na América Latina.

Para saber mais sobre as soluções BD em diabetes, clique aqui.

Nota Importante:

O conteúdo deste site não se destina a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Não desconsidere o conselho do seu médico ou demora na procura por causa de algo que você leu neste website.

Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação. Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientação quanto ao melhor tratamento e conduta.

Referências

* IDF (international Diabetes Federation) / Diabetes Atlas - 8th Edition.

** Hirsch L, Gibney M, Berube J, Manocchio J. Impact of a Modified Needle Tip Geometry on Penetration Force as well as Acceptability, Preference, and Perceived Pain in Subjects with Diabetes. Journal of Diabetes Science and technology. 2012; 6 (2): 328-335

*** Aronson R, Gibney MA, Oza K, Berube J, Kassler-Taub K, Hirsch L. Insulin pen needles: effects of extra-thin wall needle technology on Preference, Confidence, and other patient Ratings. Clin Ther, 2013; 35(7), 923-933.

**** Frid AH, Kreugel G, Grassi G, Halimi S, Hicks D, Hirsch LJ, Smith MJ, Wellhoener R, Bode BW, Hirsch IB, Kalra S, Ji L, Strauss KW. New insulin delivery recommendations. Mayo Clin Proc. 2016 Sep;91(9):1231-55.

PentaPoint™

Reg. ANVISA: 10033430456, Reg. por: Becton Dickinson Ind. Cir. Ltda, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 273, Juiz de Fora, MG, Brasil, CNPJ: 21.551.379/0001-06, R.T.: Marcelo A. Lopes, CRF-MG 13.673. Importador: Becton Dickinson Argentina S.R.L., Av. Del Libertador 110, Piso 2, Vte. Lopez, Depósito: Lavoisier 3925, Malvinas Argentinas, Prov. Bs As, Argentina, Dir. Téc.: Farm. N. Lucero, PRODUCTO APROBADO POR ANMAT PM 634-22 -Venta Libre. Importado y distribuido en México por: Becton Dickinson de México, SA de C.V. Autopista México - Querétaro Km. 37.5, Complejo Industrial Cuamatla, Cuautitlán lzcalli, Estado de México, C.P. 54730, México. Registro Sanitario No. 697C96 SSA. En Colombia por Becton Dickinson de Colombia Ltda, Complejo Logístico e Industrial de Siberia CLIS, 150 metros adelante de la Glorieta de Siberia Bodegas 56 y 57, Vía a Cota, Cundinamarca Registro Sanitario INVIMA 2014 DM-0011106. En Venezuela Registrado ante el M.P.P. bajo el PMP 10.197. Ecuador Registro Sanitario Núm. 2051 -DME-0716. En Guatemala por Becton Dickinson de Guatemala SA, Registro Sanitario No. PMQ-7322. En Costa Rica bajo el registro 4118-EMB-13315.

EasyFlow™

Reg. ANVISA: 10033430456, Reg. por: Becton Dickinson Ind. Cir. Ltda, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 273, Juiz de Fora, MG, Brasil, CNPJ: 21.551.379/0001-06, R.T.: Marcelo A. Lopes, CRF-MG 13.673. Importador: Becton Dickinson Argentina S.R.L., Av. Del Libertador 110, Piso 2, Vte. Lopez, Depósito: Lavoisier 3925, Malvinas Argentinas, Prov. Bs As, Argentina, Dir. Téc.: Farm. N. Lucero, PRODUCTO APROBADO POR ANMAT PM 634-215 -Venta Libre. Importado y distribuido en México por: Becton Dickinson de México, SA de C.V. Autopista México - Querétaro Km. 37.5, Complejo Industrial Cuamatla, Cuautitlán lzcalli, Estado de México, C.P. 54730, México. Registro Sanitario No. 697C96 SSA. En Colombia por Becton Dickinson de Colombia Ltda, Complejo Logístico e Industrial de Siberia CLIS, 150 metros adelante de la Glorieta de Siberia Bodegas 56 y 57, Vía a Cota, Cundinamarca Registro Sanitario INVIMA 2014 DM-0011106. En Venezuela Registrado ante el M.P.P. bajo el PMP 10.197. Ecuador Registro Sanitario Núm. 2051 -DME-0716. En Guatemala por Becton Dickinson de Guatemala SA, Registro Sanitario No. PMQ-7322. En Costa Rica bajo el registro 4118-EMB-13315.