Logística Reversa e Sustentabilidade

out 10, 2022

O programa de logística reversa da BD tem como propósito reduzir o impacto ambiental por meio da reciclagem de resíduos plásticos resultantes das operações da companhia. Visa atender às necessidades de sustentabilidade dos clientes até 2030, alinhado também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Desde 2019, a BD já reciclou mais de mil toneladas de plástico no Brasil, que se transformaram em baldinhos de praia e lixeiras para hospitais, por exemplo. Alguns insumos foram destinados ao uso de outras indústrias.

Este projeto direciona todo negócio da companhia ao mesmo tempo que endereça as prioridades ambiental, social e de governança (ESG) que estão interconectadas e são interdependentes.

O processo de logística reversa da BD começa com a separação dos resíduos para que sejam destruídos e descaracterizados no triturador móvel instalado na fábrica em Curitiba. Os materiais são colocados em grandes sacos flexíveis para transporte e seguem para separação, onde são tratados, separados e peneirados.

Após esse processo, os materias são derretidos e granularizados, para que sejam ensacados como matéria-prima pronta para fabricação de novos produtos, fazendo com que todo o ciclo reinicie.