BD FORNECE FERRAMENTAS DIAGNÓSTICAS PARA MÉDICOS DA ÍNDIA

A tuberculose, ou TB, é uma doença aterrorizante, transmitida pelo ar, que ataca os pulmões da vítima, sendo responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas no mundo em 2014.1 A TB tem afligido desproporcionalmente o povo da Índia, atingindo proporções epidêmicas. Além disso, cepas de tuberculose multidroga-resistentes (TB-MDR) tornaram o tratamento padrão ineficaz para muitos e têm desafiado a comunidade médica da Índia.

A Dra. Bharti Malhotra dedicou sua carreira médica ao combate da TB por mais de 20 anos, tanto no laboratório de microbiologia como na sala de aula da Faculdade de Medicina Swai ManSingh (SMS) em Jaipur Rajasthan, Índia. Ela é Professora Titular de Microbiologia e Diretora Nodal do Laboratório de Pesquisa Avançada e TB, Reitoria, Faculdade de Medicina, e líder em controle da infecção e tratamento da TB em sua comunidade.

Dr. Bharti Malhotra monitors samples in the microbiology lab
A Dra. Bharti Malhotra monitora amostras no laboratório de microbiologia.

Em 2004, o Hospital SMS adquiriu sistemas automatizados para cultura de sangue e cultura e sensibilidade de TB, e escolheu o BD BACTEC™ 9120 e o BD MGIT™ 960, respectivamente. A Dra. Malhotra recebeu com orgulho o BD MGIT 960 em seu laboratório e estava "empolgada para cultivar amostras de mycobacterium tuberculosis em alguns dias, o que anteriormente levava várias semanas” e sua equipe estava feliz de poder dar o resultado da TB-MDR em apenas algumas semanas.

Além da maior eficiência do laboratório, a Dr. Malhotra também elogiou o suporte recebido da BD, que incluiu o treinamento da equipe e as oficinas. Quando foram necessários reparos, "a BD abriu seu depósito em um domingo e os engenheiros trabalharam dia e noite para consertar nossa máquina".

Liquid culture is a key component of the BD MGIT system.
A cultura líquida é um componente chave do sistema BD MGIT.

A experiência da Dra. Malhotra com a BD não é incomum. Qualidade, eficácia e desempenho são características críticas na instrumentação médica incumbida de mudar o rumo da tuberculose na Índia, e uma série de "expoimentos" foi compilada dos principais profissionais de microbiologia através do país, oferecendo evidência da promessa da BD de impulsionar o mundo da saúde.

A Dra. Malhotra resume bem quando diz, “Agradecemos de coração à BD por sua contribuição na luta contra a TB”.


1Global Health Observatory data – Tuberculosis (TB). World Health Organization Web site. Published 2016. Accessed August 4, 2016.