BD divulga relatório ESG 2021

A empresa faz um progresso notável em direção aos compromissos ESG 2030+, abordando a redução de energia, água e resíduos, impacto ambiental do portfólio de produtos e diversificação de fornecedores

ago 16, 2022

Esse mês a BD, líder global em tecnologia médica, publicou seu relatório Ambiental, Social e de Governança (ESG) 2021 que detalha os esforços contínuos da empresa relacionados à saúde corporativa, humana, da comunidade e do planeta.

“Procuramos abordar as questões ESG mais relevantes para nossos negócios e partes interessadas, incluindo mudanças climáticas, diversidade, equidade salarial, transparência e redução do impacto que nossos produtos têm no meio ambiente”, explica Tom Polen, CEO da BD. “Assumimos compromissos que se baseiam em nosso propósito de avançar no mundo da saúde e, fiéis à nossa cultura, estamos cumprindo esses compromissos e posicionando a BD para crescimento sustentável e resiliente”.

O relatório inclui os primeiros resultados relacionados ao desempenho e progresso feitos em relação aos compromissos ESG 2030+ estabelecidos em outubro de 2021. Com foco nas principais áreas em que a empresa busca gerar mudanças significativas e mensuráveis na próxima década, os destaques e conquistas do relatório incluem:

Mudanças climáticas – a BD aderiu à Race to Zero, comprometendo-se com as metas de redução de gases de efeito estufa dos escopos 1, 2 e 3, em linha com os cenários de emissões de 1,5⁰C para atingir emissão zero até 2050. A empresa continua avançando em sua meta de reduzir 25% o uso de energia até 2030, alcançando 14% de redução de energia em 2021, além de aumentar seu investimento em energia renovável local. Atualmente, 13 localidades BD obtêm 100% de sua energia elétrica de fontes renováveis.

Impacto do produto – A BD lançou recentemente um Instituto de Tecnologia Médica Sustentável para ajudar a reduzir ainda mais o impacto ambiental do portfólio da empresa, além de definir padrões de desenvolvimento de produtos e identificar tecnologias de esterilização mais sustentáveis. A empresa continua gerenciando o descarte de produtos ao fim de sua vida útil de produtos do portfólio BD Pyxis™, resultando em 20.771 unidades processadas no ano fiscal de 2021, o que equivale a 1.855,15 toneladas de material que foi reformado, reutilizado ou reciclado, sem descarte de materiais via aterro.

Cadeia de suprimentos responsável – A empresa gastou US$ 565 milhões com fornecedores de negócios diversos e US$ 1 bilhão com fornecedores de pequenas empresas, impactando 2.766 no total. Isso reflete um aumento médio de 33% nos gastos com diversidade de fornecedores desde 2020, em todas as categorias de empresas.

Força de trabalho e comunidades saudáveis – A avaliação global da equidade salarial dos funcionários da empresa em 2021, em 57 países, mostrou que as mulheres ganhavam 98 centavos para cada US$ 1 ganho por funcionários do sexo masculino (99 centavos nos EUA), progredindo em direção ao compromisso da empresa de atingir 100 % de equidade salarial. [Os resultados mostraram que os associados da BD são pagos de forma justa e equitativa e que, em média, tanto mulheres quanto homens são remunerados dentro de uma faixa que seria esperada após o controle de fatores de diferenciação legítimos.] Em apoio à comunidade e à saúde humana, a BD doou mais de US$ 24 milhões em dinheiro e produtos para organizações sem fins lucrativos em todo o mundo, qualificadas para apoiar comunidades carentes e expandir o acesso à saúde. Isso incluiu US$ 4,1 milhões em dinheiro e doações de produtos para clínicas e centros comunitários gratuitos e beneficentes dos EUA, cujas contribuições totalizaram US$ 34,5 milhões desde 2009.

Transparência – A BD publicou seu primeiro relatório de Inclusão, Diversidade e Equidade e seu segundo relatório de Cibersegurança. A empresa obteve uma pontuação de 100% no índice de divulgação e responsabilidade política corporativa de 2021 do Center for Political Accountability, e foi nomeada pela Newsweek como uma das empresas mais responsáveis e confiáveis da América. O relatório ESG também inclui divulgações que seguem as diretrizes estabelecidas no relatório de outubro de 2021 “Implementando as Recomendações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima”.

“Trabalhamos com as partes interessadas para impulsionar nossa estratégia e acompanhar o progresso durante o último ano, que inclui o lançamento de um Instituto de Tecnologia Médica Sustentável, a adesão à Race to Zero, estabelecendo metas baseadas em ciência para ajudar a lidar com os piores efeitos das mudanças climáticas e aumentando as fontes de energia renovável”, disse Maureen Mazurek, vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e Administração de Produtos da BD. “Estabelecemos nossos compromissos ESG 2030+ concentrando esforços onde podemos causar o maior impacto em nosso setor, pessoas, comunidades e planeta. Sabemos que esse trabalho pode ter um impacto positivo duradouro e é por isso que continuaremos nos desafiando para encontrarmos oportunidades para crescer, melhorar e fazer o que é certo.”

Confira o relatório completo aqui.

Sobre a BD
A BD é uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo que está impulsionando o mundo da saúde ao investir na descoberta médica, no diagnóstico e na prestação de cuidados com a saúde humana e animal. A empresa apoia os profissionais que estão na linha de frente dos cuidados da saúde por meio do desenvolvimento de tecnologia, serviços e soluções inovadoras que ajudam a avançar na terapia clínica para pacientes e no processo clínico para os prestadores de cuidados de saúde. Para mais informações, acesse www.bd.com.br.

Informações para a imprensa | MCW
Marise Vieira – marise.vieira@maquinacohnwolfe.com (11)98741-0770